Programa da Grande Final

March 2nd, 2012

Concurso NOS@EUROPE Grande Final

9 de março de 2012, das 9h30-16h30 no Auditório da Reitoria da UA!

A comissão organizadora do concurso NOS@EUROPE convida-vos a participar na Grande Final, no dia 9 de março, a partir das 9h30, na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA).

Respostas para contrariar a crise económica e financeira e soluções para promover uma sociedade mais participativa, justa e coesa.
Foi este o desafio que a UA lançou a alunos dos ensinos secundário e superior, através do concurso NOS@EUROPE. As sete equipas finalistas do concurso apresentam, já no dia 9 de março, na UA, as suas ideias e sugestões na Grande Final do concurso.

Após um longo percurso foram selecionadas sete equipas de todo o país.
Os finalistas vêm da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, da Escola Secundária de Arouca, da Escola Secundária da Lixa, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes de Portimão, da Escola Profissional Atlântico da Madeira, da Escola Secundária de Montemor-o-Novo e da St. Peter´s School de Palmela. No total, os 4 alunos mais um professor de cada uma destas sete escolas defendem, perante um júri composto por personalidades de relevo da academia e da sociedade civil, os seus trabalhos alusivos ao tema «Maior do que a soma das partes: o desafio de aprender, trabalhar e viver numa Europa sem fronteiras em recuperação económica».

Como júri das provas estão confirmadas as presenças de Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, Joaquim José Borges Gouveia, Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA, Isabel Jonet, Curadora da Fundação Universidade de Aveiro, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e fundadora do projeto ENTRAJUDA, Rui Nabeiro, Comendador, empresário e fundador da Delta Cafés, Ricardo Diniz, Navegador solitário, empreendedor, co-fundador e Presidente da Portugal Ocean Race, Silvina Santana, Responsável pelo Projeto NOS@EUROPE, e Vasco Antunes, Aluno de Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior.

Durante a sessão de apresentação dos trabalhos, os convidados Isabel Jonet e Ricardo Diniz, vão ter oportunidade de partilhar com todos os presentes alguns dos seus pensamentos sobre a presente situação.

A comissão organizadora do concurso convida, assim, alunos, professores e sociedade em geral a virem até à UA conhecer as soluções para a recuperação económica e financeira, apresentadas pelos jovens estudantes.

O NOS@EUROPE é um concurso desenhado e implementado pela Universidade de Aveiro, através do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), enquanto Organismo Intermediário, no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.

Programa completo (Auditório da Reitoria):

9h30-13h15:
- Abertura da sessão: Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro
- Apresentação das provas das equipas
- Intervenção de Isabel Jonet

- Intervenção de Ricardo Diniz: “Adamastores, Sereias e Vinho do Porto”
- Entrega de prémios
- Sessão de encerramento