Quem pode participar?

O Concurso NOS@EUROPE está aberto a três tipos de participantes:

  • Equipas de alunos das escolas secundárias, com 15 anos completados até 31 de Agosto de 2011, que se candidatam, através de uma prova nacional realizada neste site, a participar noutras provas do concurso submetendo trabalhos para avaliação. Estas equipas são constituídas por quatro alunos e um professor.
  • Alunos do ensino superior que se candidatam, através de uma prova nacional realizada neste site, a participar enquanto avaliadores dos trabalhos das equipas em concurso. Os estudantes do ensino superior concorrem individualmente.
  • Público em geral, que participa enquanto espectador e avaliador.

Regras básicas e mecanismo do concurso

Para os alunos do ensino secundário, o concurso NOS@EUROPE é composto por 4 provas. Para participar, as equipas devem preencher a ficha de inscrição.

Os alunos do ensino superior participam no NOS@EUROPE enquanto membros dos 3 júris do concurso. Estes três elementos são selecionados através de uma prova de âmbito nacional (QUIZ). Para participar, devem preencher a ficha de inscrição respetiva.

Os Prémios são anunciados no site do concurso.

Antes de cada prova, a organização do concurso publica, no site do concurso, recursos e ligações úteis que permitem informar e formar os participantes e o público em geral sobre estes temas. Os participantes têm, ainda, a possibilidade de utilizar períodos de formação em tempo real, durante os quais podem colocar as suas questões à organização do concurso. Vê a calendarização destas atividades em Recursos.

Os materiais desenvolvidos pelas equipas no âmbito das provas ficam disponíveis para visualização e votação pelo público em geral no site do concurso. Vê as Provas das Equipas e vota!

As avaliações de cada fase são publicadas no site do concurso. Consulta os Resultados.

Fases do Concurso

Divulgação
de 1 a 30 de outubro, com apresentações em escolas dos distritos de Aveiro, Braga, Porto, Vila Real, Covilhã, Évora, Lisboa e Faro e um workshop na Universidade de Aveiro. Segue-nos no site, Facebook e Twitter para saber quando.
A divulgação da iniciativa será também feita através de e-mail dirigido a todas as escolas secundárias do País, às associações académicas das Universidades, e ainda aos serviços de divulgação nas Universidades. O material publicitário do concurso será afixado em locais de elevada visibilidade, como Escolas Secundárias e Universidades, e comboios.
No âmbito da divulgação, estabelecemos parceria com o programa CLICK da Antena 1, o que permitirá noticiar as diversas fases do Concurso e manter o interesse do público ao longo do tempo de execução.
Será ainda feita divulgação através de “press releases”, tentando chegar a meios de comunicação locais e nacionais.

Inscrição
de 24 de outubro a 7 de novembro.

Prova de seleção
QUIZ sobre a temática O desafio da Recuperação Económica e Financeira, realizada online no dia 11 de novembro e em que participam as equipas do ensino secundário e os alunos do ensino superior inscritos. Passam à fase seguinte as 4 equipas com melhor classificação, por região e 3 alunos do ensino superior.

Prova de Texto
Texto sobre as Causas e consequências da crise, submetido no dia 16 de dezembro de 2011 no site do concurso.
Verifiquem aqui:

Prova de Vídeo
Vídeo sobre o tema Inovação, conhecimento, empreendedorismo e regeneração de negócios como forma de ultrapassar a crise, carregado no YouTube no dia 14 de janeiro de 2012.
Verifiquem aqui:

Grande Final
Participam na Grande Final 7 equipas, uma por região, com base nas avaliações da prova de texto e vídeo. A prova decorre em duas fases: no dia 2 de março, as equipas submetem um resumo sobre o tema selecionado; a 9 de março, cada equipa apresenta e defende o seu trabalho numa sessão presencial na Universidade de Aveiro.
O tema da Grande Final é Maior do que a soma das partes: o desafio de aprender, trabalhar e viver numa Europa sem fronteiras em recuperação económica. O contexto do trabalho é a região de proveniência de cada equipa.